AVALIAÇÃO IN LOCO – CTAA inicia capacitação após mudanças

Comissão foi reestruturada visando à melhoria dos procedimentos para avaliação da educação superior. Reformulações entraram em vigor no dia 2 de agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a capacitação dos membros da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) para alinhamentos referentes à modernização do colegiado e dos procedimentos das avaliações. Nesta segunda-feira, 16 de agosto, o Instituto realiza um encontro virtual para tratar sobre a análise de processos e a elaboração de parecer. O pontapé inicial da capacitação ocorreu na última sexta-feira, 13 de agosto, no qual os membros da CTAA foram atualizados a respeito do regimento interno e do fluxo de processos da comissão.  

Segundo o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Luís Filipe de Miranda Grochocki, as alterações e a recomposição do colegiado serão fundamentais, no sentido de criar melhores condições para lidar com a demanda. De acordo com o diretor, as melhorias já são consideráveis, a partir da implementação da avaliação virtual in loco, em 26 de abril, e a perspectiva é que os trâmites sejam ainda mais ágeis, com a reformulação da CTAA. “Desde que iniciamos a modalidade virtual, realizamos 1.600 avaliações. Se mantivermos esse ritmo, conseguiremos, em um ano de pandemia, ultrapassar a quantidade de avaliações de anos anteriores, que ocorreram dentro da normalidade”, pontuou Luís.

Mudanças – Instância recursal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo (Saeg), a CTAA foi reestruturada com o objetivo de melhorar a avaliação da educação superior brasileira, permitindo uma análise de recursos mais ágil, efetiva e transparente. As novidades entraram em vigor no dia 2 de agosto, mas foram oficializadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep em julho, por meio das portarias n.ºs 488 e 489, publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Entre as mudanças estão a reformulação do regimento, com a atualização dos normativos, e a nova estrutura, com a ampliação dos subcolegiados e do número de membros, envolvendo mais professores de instituições de educação superior públicas e privadas. Ainda entre as principais novidades está a possibilidade de visitas virtuais para verificação de informações. Em caso de dúvidas, o membro poderá, mediado pelo Inep, fazer a visita para dirimir questões sobre o relatório da comissão, dentro do âmbito de suas atribuições. Outra alteração importante diz respeito à presidência da CTAA, que era exercida pelo titular da Daes, e passa a ser do presidente do Inep, Danilo Dupas.

Fonte: Portal INEP

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